sábado, 26 de setembro de 2009

Parceiros de Deus...


Deus precisa de nós, ou da nossa ajuda? Você deve pensar como eu que não! Somos nós quem precisamos dEle. Ele é o criador, nós as criaturas; Ele é infinito, nós finitos; Ele é todo poderoso, nós limitados; Ele é eterno, nós mortais. Portanto, em sentido absoluto, Deus nunca precisou e jamais precisará do homem. Ele é auto-independente.

Mas aqui nós aprendemos algo da grandeza de Deus, que apesar da sua auto-independência, decidiu usar-nos para cumprir os seus propósitos neste mundo. Ainda que não precisasse, decidiu usar o homem como parceiro. Diz Paulo em 1 Coríntios 3:9 "Porque nós somos cooperadores de Deus." Para realizar os seus poderosos feitos Deus conta com seus parceiros, e é através desta parceria que Ele tem agido.

Isto é bem real e transparece em várias partes na Bíblia. Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20). O onipresente, quer ser convidado para entrar; quer que tomemos a iniciativa; não quer agir independente à nossa vontade.

Deus quer abençoar os lares, mas precisa ter um parceiro na família que ouça a sua voz e abra-lhe a porta da casa. Precisa ter alguém que seja o meio pelo qual os seus milagres e as suas bênçãos alcancem a todos.

Diz-nos a Bíblia em 1Coríntios 7:12-14 que; "Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos." Um cônjuge trás a benção de Deus para o lar. O ideal é que todos sejam parceiros de Deus, mas, em todos casos, que ao menos um do lar seja.

Em Atos 16:30-34 lemos: "Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus." Por meio do marido (o carcereiro da história), a palavra, a salvação e as bênçãos de Deus, alcançou toda a família.

A família está nos planos de Deus, Ele a inventou e a tem preservado, e quer abençoar os lares, para torná-los uma família espiritual. E é bom observar que Deus sempre começa a agir em um lar através de um dos seus membros.

Deus usa homens, e não anjos, como parceiros (conforme podemos aprender na história de Cornélio registrada em Atos 10). Nesta narrativa, um anjo poderoso da parte do Senhor aparece a Cornélio, para elogiar-lhe, e dar a ordem para ele chamar Pedro, que ensinaria o que precisava aprender, é que ainda faltava algo importante à sua fé.

Já te ocorreu que o próprio anjo poderia pessoalmente, ter falado a Cornélio o que lhe faltava? Mas não o fez, antes, deu ordem para que Cornélio chamasse a Pedro. Aprendemos, pois nesta história, o princípio de que Deus usa homens e não anjos, e também que, a bênção de Deus alcança toda família a partir de um dos seus membros.

Milagres, só Deus pode fazer, mas antes de faze-los, Ele usará os seus parceiros. Vejamos mais dois exemplos:

"Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me e os meus dois filhos para serem escravos. Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam com as vasilhas, e ela as enchia. Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou. Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto." (2 Reis 4:1-7)

Esta história apresenta uma família vivendo uma situação extremamente crítica: A perda do marido e pai que acabara de falecer; a falência financeira que acarretaria a perda dos filhos e da própria liberdade.

Mas havia um homem de Deus, o profeta Eliseu, e uma mulher de Deus, a senhora da casa. Ambos eram parceiros de Deus. Não fosse pela iniciativa da mulher em procurar o homem de Deus, o milagre jamais aconteceria. Uma grande desgraça cairia sobre aquele lar e o destruiria completamente. Entretanto, um milagre mudou a sorte e o destino da família. O milagre Deus operou, mas a iniciativa partiu da mulher em procurar ajuda. Deus pode mudar o destino da sua família, só precisa que tenha alguém da família que tome a iniciativa, como fez a mulher da história.

"Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro... Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas... Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava... Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura... Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro... Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido... Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir... Onde o puseste? Jesus... foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram então a pedra. E Jesus... clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. " (João 11)

Aqui está mais uma lar arrasado por uma tragédia. Não fosse pela iniciativa das irmãs Marta e Maria de procurar Jesus, Lázaro jamais teria ressuscitado. Mas, este era um lar que tinha as portas abertas para Jesus, e elas puderam recorrer a Ele sem hesitar.

A ordem de Jesus nos ensina. "Tirem a pedra", isto vocês podem fazer, eu não preciso fazer por vocês. Ressuscitar, ninguém poderia, só ele, e assim fez. Confirmamos novamente os princípios apresentados acima. O que nós podemos fazer Deus não fará, Ele nos deixa participar do milagre, e para que seus milagres alcancem a família, necessário será alguém que tome a iniciativa.

É preciso agir enquanto há tempo. Há um último exemplo de alguém que tentou tomar a iniciativa quando já era tarde demais, e assim, tanto ele como toda a sua família pereceu. Isto está registrado em Lucas 16:19-31, na parábola do rico e Lázaro.

O princípio estabelecido por Deus então é este: Apesar de não precisar de nós, Ele decidiu agir por nosso intermédio, e não agir independente à nossa vontade e cooperação. Deus está pronto para realizar milagres, abençoar e salvar, mas nós devemos dar o primeiro passo, tomar a iniciativa. O que podemos fazer, Ele não fará.

Então só resta saber: Você tem sido um parceiro de Deus na sua casa? Ele te diz: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias 29:13) e, "Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós" (Tiago 4:8).

Agora que já sabe o que deve fazer, ter um lar abençoado depende de você. É sua a iniciativa, a bênção é de Deus.

No amor de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!


Pb.Altino G.Elerth

Nenhum comentário:

Postar um comentário