segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um altar para Deus...



Gênesis 13.1-18

Após uma longa viagem de Ur dos caldeus até Betel e de Betel até o Egito,Abraão retorna a Betel onde outrora houvera erigido um altar ao Deus Todo Poderoso.
Ali,após haver contenda entre seus pastores e os de Ló houve então separação entre os dois.Ló então foi habitar na vasta campina do jordão,Abraão porém habitou nos carvalhais de Manre junto ao monte Hebron.
Como é possivel crêr sem vêr?
Pois foi o que aconteceu a Abraão que ouviu Deus falar com ele e partiu sem rumo para uma terra até então desconhecida.
Hoje em dia perguntaríamos se Abraão não seria um doido.
Pois,quem haveria de simplesmente crêr em uma voz,deixar tudo e seguir sem saber ao menos para onde vai?
Seria talvez incrível dizer mas Abraão seguia os sinais e ao obedecer,as promessas de Deus cumpriam-se em sua vida sendo então Abraão abençoado.
Algo então podemos notar na vida desse homem de Deus,onde quer que estivesse ,se passando por lutas ou não,ele sempre foi grato a Deus.Pois,onde passava,ali erguia um altar ao Senhor.
Seria possível hoje experimentarmos aquilo que Abraão experimentou em toda a sua peregrinação sobre a terra?
Seria possível para alguém viver nessa terra apenas seguindo sinais da manifestação de Deus e assim ser abençoado?
Essas perguntas nos remetem a tempos apostólicos quando Jesus apareceu em visão para Paulo, Estêvão, Ananias, Cornélio e muitos outros, sempre com uma palavra ou sinal no qual estava contido bênçãos para aquela pessoa ou para o povo da terra.
Hoje em dia, os "cristãos" em si, devido às facilidades da vida diária, pouco têm parado para ouvir a voz ou ver os sinais do Todo Poderoso, pois sempre há algo que impede o fazer, os poucos que o fazem são tidos como loucos, fanáticos, etc; muitos culpam a agitação da vida, a falta de tempo devido aos muitos compromissos e assim leva-se uma vida cristã morna que pouco experimenta do melhor  de Deus.
Os cristãos considerados como sal da terra e luz do mundo deveriam deixar um altar em todos os lugares que passassem, não um altar com seu nome escrito mas uma referência que leve às pessoas a reconhecer que naquele local passou um homem ou mulher de Deus, e isso as fizesse lembrar-se do nosso Senhor.
Com Abraão provavelmente isso acontecia pois onde alguém avistasse um altar deixado por ele lembrava do Deus de Abraão. E nós!? Será que nossos altares fazem o povo lembrar-se de nosso Deus? Serão altares de alegria ou tristeza? De devoção ou discórdia? De lealdade ou queixa? De verdade ou mentira? De adoração ou de simplesmente falsidade, querendo exprimir algo que no fundo não existe? A Bíblia nos diz que há uma expectativa das pessoas em relação aos filhos de Deus, pois seu espírito, embora calado dentro de si, geme esperando um sinal ou alguma forma que o leve ao Pai,de onde veio e do qual no momento se encontra distante, bastaria um gesto, uma palavra para que nós as fizéssemos lembrar-se de Deus e nós não o fazemos e dizendo-nos filhos de Deus, na maioria das vezes damos falso testemunho e ali onde deveria haver um altar lembrando a presença do Todo Poderoso torna-se algo podre, ao qual Deus abomina.
Mas ainda há tempo para conserto, pois o mesmo que chamou Abraão e prometeu-lhe uma herança eterna, hoje nos convida a seguí-lo, prometendo-nos salvação eterna, não só a nós, mas a todo aquele que o aceitar e crer, através do nosso testemunho. Cabe a nós decidirmos, pois a palavra de Deus é sempre a mesma e não mudará. Dois caminhos e uma só escolha nós temos, o bem ou o mal, a bênção ou a maldição, Deus ou o diabo, céu ou inferno, vida eterna ou condenação eterna. Deixemos então altares por onde passar-mos para que o nosso Deus seja lembrado pelas gerações dos povos que virão assim como aconteceu com Abraão.


No Amor de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

Pb. Altino G.Elerth

Um comentário:

  1. Amém, meu querido presbítero...

    Que Deus nos dê sempre este privilégio de erigirmos altares de honra, glória e louvor a este Deus que nos constrange com tamanho amor e carinho que têm dedicado por todos os séculos, a nós seu povo...

    Deus é Fiel... sempre!!!

    ResponderExcluir