segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Intimidade com Deus...




Em que nível está sua intimidade com Deus?

Muitos de nós nos dizemos íntimos de Deus, mas será que sabemos o que é intimidade?

Intimidade vem com convivência. Você convive com Deus?

Sabemos que intimidade é algo que depende das duas partes... Não basta somente Deus buscar ser íntimo do homem, o homem também tem que buscar intimidade com Deus. Mas, COMO TER ESSA INTIMIDADE ?

Nós não podemos ser íntimos de uma pessoa com a qual conversamos raramente e sempre temos uma conversa superficial.

Existem 6 níveis progressivos no nosso relacionamento com Deus que se encontram nas seguintes comparações Bíblicas:

1. Relacionamento do Oleiro com o barro
2. Relacionamento do pastor com a ovelha
3. Relacionamento do Mestre com o seu servo
4. Relacionamento do amigo com um amigo
5. Relacionamento do Pai com o seu filho
6. Relacionamento do Noivo com a noiva

Os servos entram na intimidade para executar alguma tarefa, eles aprendem como os seus senhores gostam das coisas.É um relacionamento de obediência e serviço. (Lc 12.47)

Os amigos entram na intimidade e compartilham os segredos, as alegrias, as tristezas, compartilham momentos bons e maus, conhecem um o coração do outro. É um relacionamento de companheirismo. João (15.15)

O nível de cônjuge, representa um relacionamento em que os dois se tornam um só corpo, serão unidos de alma e espírito, mostrarão um ao outro o que ninguém mais poderia ver. Neste relacionamento de aliança o conhecimento que se conquista é de forma íntima e exclusiva. Este é o relacionamento mais profundo, que faz dois tornarem-se um.

A intimidade com o Senhor, no nível mais profundo, comparado ao relacionamento da aliança conjugal é como diz o apóstolo Paulo:“Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja.” Ef 5.32

Um nível profundo de intimidade com Deus é perfeitamente possível e atingível a qualquer ser humano. E é o Salmo 15 que nós dá a receita.

Vs 1 ? "Ó SENHOR Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?" O salmista aqui expressa o desejo de morar continuamente com Deus.

Para nós, este texto fala da profunda intimidade com o Senhor. Acho que neste ponto não existem declinantes. Mas no verso dois é que começa a peneira. Não é qualquer um que consegue passar por estes crivos.

Vs 2- "O que vive com integridade" - Integridade fala de pessoa que não tem do que se envergonhar do ponto de vista moral. Que não está a fim de levar lucro na relação com Deus e com o seu próximo. "E pratica a justiça" - não apenas a justiça criminal, mas a social, que não aceita nem concorda com o suborno, seja em que nível for. "E, de coração, fala a verdade" ? mais do que falar, é viver na verdade, sem falsidades.

Vs 3 - "O que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho" ? o salmista aqui resume a atitude digna que se deve ter com o próximo.

A sentença final diz que os íntimos de Deus têm mais duas atitudes aprováveis: não dar crédito aos que não honram ao Senhor nem se deixam corromper pelo amor ao dinheiro.

Vs 4,5 ? "O que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado"

O servo é absorvido pela obrigação, o amigo pela alegria da companhia e o cônjuge pela aliança.

O Pai procura homens e mulheres servos, que queiram sua amizade e aceitem o compromisso incondicional da aliança.

Você está pronto para ser amigo íntimo de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário