sexta-feira, 1 de abril de 2011

CRER CONTRA A ESPERANÇA...


Gn 22:5 “Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento;  eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós”

Abraão estava vivendo seus dias de riso, a promessa de Deus havia se cumprido em sua vida, estava tudo indo bem, correndo normalmente.
Mas Deus não tinha o que era normal para Abrão e sim o sobrenatural, por que Deus queria marcá-lo com:

HERANÇA NA TERRA  
Abraão vivia bem na casa de seu pai, quando Deus o chamou para caminhar na direção do deserto para receber uma terra como herança, sem saber para onde ia.

MULTIPLICAÇÃO  
Apesar da esterilidade de Sara  Deus fez a  promessa que ele seria pai de muitas nações.

RESSURREIÇÃO
Isaque havia nascido e finalmente Abraão estava vivendo seus dias de riso e Deus o prova pedindo Isaque como oferta.

Rm 4:18 “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” 

CRER CONTRA A ESPERANÇA SIGNIFICA:

1) TER SUA FÉ BASEADA NAS TUAS EXPERIÊNCIAS COM DEUS, NÃO COM OS HOMENS
Gn 15: 1-6 “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do  SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?  Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.  Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.”

O desânimo tomou conta de Abraão porque ele ainda não tinha descendência. Ele já havia escolhido um novo herdeiro, mas Deus o visita reafirmando a promessa e lhe mostra as estrelas como um sinal do Seu favor.
Todas as vezes que o desânimo queria se apoderar de Abraão ele olhava para as estrelas e se lembrava da palavra que Deus lhe falara.
Isso dava forças para que ele continuasse caminhando na direção da promessa.


2) ESQUECER OS FRACASSOS DE OUTRORA
 Gn 16: 3–6 “Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti. E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.”

Abraão erra ao aceitar tomar Agar para gerar a sua descendência. Não soube esperar pelo tempo e a maneira de Deus agir.
Podemos cometer o mesmo erro hoje, quando em nossas decisões e atitudes demonstramos a nossa absoluta falta de paciência em aguardar a vontade de Deus. Agimos por nossa conta e muitas vezes o resultado é ruim, um verdadeiro fracasso. Um sentimento de culpa nos consome e buscamos até responsabilizar outras pessoas e não assumimos o peso de nossas escolhas.
Mas mesmo que isto aconteça não podemos deixar que estes fracassos possam refletir negativamente em nossas vidas. Deus sempre estará agindo em tua vida, fazendo cumprir a palavra liberada.
Deixe de olhar para os teus fracassos, tuas derrotas e frustrações. Deixe de olhar para aquilo que ainda não aconteceu e olhe para a promessa de Deus.

3) CRER CONTRA TODAS AS EVIDÊNCIAS DA CARNE
Rm 4: 18–22 “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.  Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.”

Todas as evidências eram contrárias àquilo que Deus havia prometido.
A idade avançada de Abrão e além da esterilidade, Sara não ovulava mais.
Enfim tudo dizia: “Não vai acontecer.”
Mas Abrão creu, ele não se apoiou na esperança humana, mas na palavra de Deus e nos sinais que recebeu.

QUEM TEM ESTAS ATITUDES:

NÃO DESCERÁ DO MONTE COM AS MÃOS VAZIAS

NO MONTE VIVERÁ A PROVISÃO DE VIDA COM ABUNDÂNCIA

NO MONTE SERÁ MARCADO PELO GALARDÃO

NO MONTE SERÁ APROVADO PARA OPORTUNIDADES MAIORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário