domingo, 3 de abril de 2011

Deus, o Grande Engenheiro Mecânico...

 


Creio que muitas pessoas já ouviram falar sobre o fenômeno da quebra de cristais de vidro. Já se tem dito que a voz quebra taças de cristais. Cada objeto possui uma frequência ressonante, isto é, a onda sonora estimula a taça fazendo com que esta vibre. Se uma pessoa conseguir cantar numa frequência de vibração igual à frequência de ressonância da taça, a voz fará as moléculas do ar em volta da taça vibrarem, forçando a taça vibrar também até que esta quebre.

Sabemos que este fenômeno é capaz de quebrar qualquer resistência, por mais forte que ela seja. Os militares sabem que marchar em cima de pontes é proibido, isso porque a ponte pode simplesmente ser destruída pela vibração ressonante. O som emitido na mesma frequência em que estão os elementos faz quebrar qualquer coisa mesmo que nos pareça impossível.

As Escrituras Sagradas relatam a história de Jericó e como essa cidade foi tomada pelos israelitas. Josué não era engenheiro mecânico para conhecer o poder que o som emitido numa determinada frequência produz. Ele não estudou em nenhuma universidade para conhecer a constituição dos materiais dos muros de Jericó, não entendia nada de resistência dos materiais, não conhecia as leis da física e muito menos a dinâmica dos sólidos.

Hoje, podemos entender que o grande Engenheiro Mecânico de todos os tempos - Deus - deu a Josué a instrução de como deveria derrubar as muralhas de Jericó. Mesmo sem entender de física, Josué obedeceu à ordem divina e fez exatamente como Deus lhe havia ordenado.

A ordem foi que os homens de guerra deveriam rodear a cidade uma vez em cada dia, isso durante seis dias. Sete sacerdotes deveriam levar as trombetas de chifre de carneiro adiante da arca da aliança. No sétimo dia, deveriam rodear a cidade sete vezes, e os sacerdotes deveriam tocar as trombetas longamente. Ao ouvir o sonido das trombetas, todo o povo deveria gritar com grande grita, e o muro da cidade cairia abaixo. Essa foi a ordem divina. Josué fez como Deus havia mandado.

Com certeza, esses seis dias para andar em volta das muralhas da cidade não foi uma ordem sem sentido. Precisavam desse tempo para que as estruturas da muralha fossem se desintegrando até chegar a ponto de que, no sétimo dia, com o toque das trombetas mais o grito dos israelitas, a muralha definitivamente viria a baixo.

Finalmente, deveria unir os três sons numa só frequência: as trombetas, a marcha e o grito, e as muralhas ruíram vindo abaixo, se debulharam no chão. Muralhas vêm abaixo quando é emitido o som na frequência certa - hoje tal acontecimento não é mais uma coisa sobrenatural.

A ciência mostrou que o sobrenatural não foi o toque das trombetas, o grito do povo nem a marcha. O sobrenatural foi a intervenção divina em orientar Josué. Ele não sabia a maneira de derrubar as muralhas, não tinha canhões, nem tecnologia militar suficiente para conquistar Jericó, muito menos exército preparado para enfrentar aquela situação.

O sobrenatural não foram as muralhas caindo, mas foi o fato de o som emitido pelas trombetas e pelos gritos atingirem a frequência necessária para que as muralhas fortes e grandes viessem ao chão.

Hoje, a ciência pode entender, pelo menos em parte, como as muralhas de Jericó caíram, mas sabemos que foi Deus quem orientou Josué a usar uma estratégia militar que nenhum general havia usado antes e que nenhum outro usou depois. Vale a pena obedecer a Deus.

Eis algumas lições úteis, não de engenharia mecânica, não de física ou matemática, mas de Deus para nós.

Entendendo ou não o que Deus está mandando fazer, é dever do homem obedecê-Lo. Josué não entendeu racionalmente o que Deus lhe havia ordenado, todavia ele não discutiu com Deus. Ele obedeceu com integridade, fazendo exatamente o que Deus havia lhe mandado. Ele ordenou aos sacerdotes que fossem à frente e tocassem as trombetas, ordenou aos seus soldados que marchassem como Deus lhe havia dito.

As muralhas de Jericó ruíram porque Josué obedeceu à ordem de Deus. Então, fica a dica: vale a pena entrar na frequência divina.

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário