domingo, 3 de abril de 2011

DISPOR O ISAQUE EM HOLOCAUSTO...

Gn 22.9 “Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;”

Deus havia pedido a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque em holocausto ao Senhor no monte Moriá, embora o monte não fosse muito íngreme, foi a escalada mais dolorosa da vida de Abraão. Deus concedera o filho a mediante uma promessa. Gn 15:3-4
Aquele filho era tudo para Abraão, era não apenas a alegria de sua velhice, mas também sua esperança para o futuro. Agora Deus interrompe suas expectativas pedindo o filho da promessa em sacrifício sobre o monte Moriá.  Abraão não contou nem para a esposa e nem para o filho, e nem mesmo para os servos, se dispôs sacrificar Isaque em holocausto. Isaque olhou para o pai e não vendo o cordeiro disse: “Meu pai, eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Gn 22:7. Abraão simplesmente respondeu: “Deus proverá para si o cordeiro, meu filho”. Quando o pai explicou para o filho que ele, Isaque era o cordeiro, e que Deus mesmo o havia escolhido, Isaque prontamente se dispôs atender à ordem de Deus, não ofereceu resistência nem expressou nenhuma queixa
Gn 22:13 “Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um cordeiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o cordeiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho”.  
Aquele cordeiro morreu no lugar de Isaque como um símbolo do perfeito cordeiro de Deus. Jesus Cristo é o cordeiro que foi sacrificado no nosso lugar. No monte Moriá Abraão viu um símbolo daquele que havia de morrer pelos pecados dos homens.

FATORES QUE PODEM NOS IMPEDIR DE DISPOR O ISAQUE EM HOLOCAUSTO:

·        O APEGO EXCESSIVO AOS VALORES SENTIMENTAIS E MATERIAIS

·        FALTA DE FÉ

·        FALTA DE CONFIANÇA EM DEUS

·        O MEDO DAS PERDAS DO PASSADO

·        A RELIGIOSIDADE

COMO DISPÔR ISAQUE EM HOLOCAUSTO:

1) APRESENTANDO, PRIMEIRO, A MINHA VIDA EM SACRIFÍCIO GENUÍNO.
      Rm 12:1-2  Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Lc 22:42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”
Is 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Jesus não resistiu à vontade de Deus ao contrário ele se entregou por amor. Foi levado ao matadouro e não abriu sua boca. Da mesma forma Isaque não ofereceu resistência nem expressou queixa.
Precisamos aprender confiar no senhor mesmo que a nossa mente não seja capaz de compreender o que Deus está nos pedindo. Melhor é obedecer do que sacrificar.
2) TENDO A CERTEZA QUE JÁ FOI PAGO UM  ALTO PREÇO POR MIM.
 (Jesus não quer tirar nada)
1 Co 6:20 “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Embora Isaque seja um símbolo de Cristo, devemos entender que os símbolos não são perfeitos. Na hora do sacrifício, Isaque via seu pai Abraão. Jesus não, por isso exclamou: “porque me desamparaste?” Isaque subiu a montanha, acompanhado do pai. Jesus foi conduzido por aqueles que o odiavam. O anjo do Senhor segurou a mão de Abraão e a voz de Deus se fez ouvir. Com Jesus nenhum anjo segurou as mãos assassinas, nenhuma palavra de Deus. Todo o sofrimento de Jesus foi por mim e por você. Ele sofreu e morreu por nós. Por mais que tenhamos que sacrificar, o maior sacrifício já foi pago por Jesus na cruz do calvário.

3) CIENTE DE QUE DEUS JÁ PROVEU O CORDEIRO NO MUNDO ESPIRITUAL.
(Só falta tua decisão)
Gn 22:8 “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.”
Jo 1:29 “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.“

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Pensar no sacrifício de Jesus é pensar no amor de um Deus que não poupou Seu próprio filho por amor de nós. Quanto você pensa que vale? Cada um de nós tem um valor que não pode ser medido pelo dinheiro, pela fama, pelo sucesso ou por qualquer outra coisa. O nosso valor é o preço do sangue na cruz do Calvário.  Lembre-se que aquele “cordeiro” que morreu no lugar de Isaque simbolizava Jesus e que Jesus morreu para que você e eu vivamos para todo o sempre. Por isso não tenha medo de colocar o teu Isaque no altar porque Deus já proveu o cordeiro Jesus!


E QUANDO DISPONHO O ISAQUE EM HOLOCAUSTO: Is 53:10-12

·        VEREI MINHA DESCENDÊNCIA E OS MEUS DIAS SER PROLONGADOS

·        A VONTADE DO SENHOR PROSPERARÁ NA MINHA VIDA

·        O SENHOR VERÁ O FRUTO DO MEU PENOSO TRABALHO E SE ALEGRARÁ

·        RECEBEREI A PORÇÃO DOS GRANDES E DIVIDIREI O DESPOJO COM OS FORTES


Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário