quinta-feira, 7 de abril de 2011

ERGUER OS OLHOS EM DIREÇÃO AO CORDEIRO...

: Gn 22. 13 “Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.”


Ap 5:8 e 12 “Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”



O cordeiro é filhote de ovelha que tem como característica ser dócil. Jesus é chamado de:



• O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jo 1:29



• O cordeiro pascal. 1 Co 5:7



• O Cordeiro levado ao matadouro. Is 53:7



• O Cordeiro sem defeito e sem mácula. 1Pe 1:19



A imagem do cordeiro aparece no livro do Êxodo, na instituiçao da Páscoa. A carne desse animal deveria ser comido e o seu sangue deveria marcar as portas das casas dos israelitas. Quando o anjo do Senhor passasse, o sangue era a marca para os filhos de Israel e o anjo nao exterminaria os primogênitos do povo de Israel. O sangue do cordeiro livrou os israelitas da morte e os livrou da escravidao do Egito.

Em Isaías 53 o profeta anuncia que viria um homem, que sofreria como um cordeiro, seria levado ao matadouro sem abrir a boca. Ele seria levado a morte e por seu sangue nossos pecados seriam perdoados. No Novo Testamento, Jesus é identificado como esse "Cordeiro de Deus", que nos perdoa por seu sangue, nos dá a paz; que carregou sobre si as nossas dores pela sua cruz, foi morto mas está vivo, ressuscitado, O CORDEIRO que estava de pé na visão de João em Ap. 5:5

A palavra diz que todo olho o verá... Ap 1:7 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.”

No monte moriá Abraão viu o cordeiro, que anos mais tarde morreria em nosso lugar como aquele cordeiro morreu ali no lugar do seu filho Isaque. Jesus é o Cordeiro que não foi abatido pela morte, mas triunfou sobre ela.



QUANDO ERGUEMOS OS OLHOS EM DIREÇÃO AO CORDEIRO:



1) ENXERGAMOS O SOCORRO DE DEUS PRESENTE NA NOSSA ANGÚSTIA

Sl 121:1-2 “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”

Sl 46:12 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.“



Quantas vezes nos sentimos sozinhos, angustiados e esquecidos pelos nossos amigos, parentes e por alguns momentos até os nossos irmãos em Cristo desaparecem. Até o próprio Jesus foi abandonado por alguns apóstolos na hora da sua angústia. O Senhor nos proporciona alívio e força nos momentos difíceis, ele é o nosso refugio e fortaleza, uma proteção no dia da angustia.

Por isso não poderia existir um auxilio melhor que o próprio Senhor. Abraão no dia da sua maior angústia enxergou o cordeiro e foi socorrido. Concluímos que Cristo é a nossa esperança na hora da angustia e que Ele nos livra, alivia, protege, auxilia e nunca nos abandona.

2) ENXERGAMOS TODA A PROVISÃO DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS

Gn 22:13-14 “Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. 14 Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá”



Quando Abraão levou seu filho para o sacrifício, declarou que Deus proveria o cordeiro. Quando ele enxergou o cordeiro tomou-o para o sacrificio no lugar de seu filho. O homem que não tem um referencial com Deus, não consegue enxergar a provisão de Deus em sua vida e guando passa pelos desafios e dificuldades da vida, pergunta: onde está o cordeiro? Onde está Jesus? Porque ele projeta muitos planos, mas sabe que está morrendo. Deus na expressão máxima do seu amor providencia o cordeiro, pois na morte e ressurreição de Cristo está a vida que substitui a morte do homem.



3) ENXERGO JESUS, O AUTOR E CONSUMADOR DA MINHA FÉ

Hb 12:2 “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”



O autor é o criador da obra, é aquele que concebe na mente e no coração, é aquele que apresenta algo que nunca ninguém pensou antes dele. Jesus tem direitos autorais da obra da salvação. Podemos dizer que Jesus engendrou a obra da salvação pela fé. O arquiteto é o autor do projeto, e a empresa construtora constrói o prédio, isto é, vai consumar a obra. Com Jesus é diferente. Ele concebeu, e ele mesmo concluiu a obra, isto é, consumou, por isso é autor e consumador da fé. Abraão era um homem de fé, cria que mesmo que tivesse que matar seu filho Deus era poderoso para fazer ressuscitá-lo. Abraão olhou em direção ao cordeiro, para o autor e consumador da sua fé, por isso viveu a promessa.



QUEM ENXERGA O CORDEIRO:



• TERÁ ENXUGADO DOS OLHOS TODAS AS LÁGRIMAS - Ap 7:17



• É VENCEDOR E NÃO SOFRERÁ O DANO DA SEGUNDA MORTE - Ap 2:11



• VENCERÁ PELO SANGUE DO CORDEIRO E PELA PALAVRA - Ap 12:11



• REINARÁ COM CRISTO PARA SEMPRE - Ap 11:15




Nenhum comentário:

Postar um comentário