sexta-feira, 20 de maio de 2011

O DEUS QUE É ALEGRE...



O Deus que se mostra na Bíblia e que se revela em Cristo é alegre, mas muitos cristãos parecem que seguem a um sisudo e rabugento pai. Como na história do romance e do filme de Umberto Eco “O Nome da Rosa”, onde um monge achava ser uma heresia diabólica pensar que Jesus pudesse ter sorrido. Para muitos a espiritualidade profunda tem a ver com cara feia e fechada.

Como podemos afirmar que Deus é alegre? Basta olhar ao nosso redor, veja a criação alegre e criativa de Deus. Você já observou a cara de um chipanzé, o jeito da girafa, a cara de alguns cães, o jeitão de muitos pássaros. Você já observou a gargalhada pura de uma criança, e o próprio senso de humor instalado em nós e que nem mesmo a queda pecaminosa conseguiu destruir por completo.

Essa alegria interior que ainda resiste e existe em nós, mesmo nos incréus, é fruto da “Imago Dei” subjacente em nossa existência como seres criados por Deus.

A vida quando vivida na perspectiva da graça de Deus é alegre, mesmo em meio às lutas há uma alegria viva que insiste em permanecer, porque Deus é alegre e o seu Espírito é um Espírito de alegria verdadeira. Em Gálatas 5 .22 a alegria é uma das dimensões do fruto do Espírito que precisa se gerado em nós, os anjos que anunciaram o advento de Jesus, o Cristo de Deus, afirmaram que as noticias que eles traziam eram noticias de “grande alegria”, ( Lucas 2.10 ), o reino de Deus é caracterizado por Paulo como um reino também de alegria ( Rm 14.17), Jesus faz referencia à “minha alegria”(João 15.11),o profeta Isaias profetiza a restauração do povo de Deus como uma restauração também da verdadeira e indizível alegria (Isaias 51.11). Tudo isso e muito mais porque Deus é alegre. Sem dúvida Deus sorri.

Jesus espelha essa alegria em seu contato com o povo, em sua presença nas festas, banquetes, e casamentos, lugares de alegria. Também, paradoxalmente, a intensa capacidade de Jesus de se indignar com o pecado em todas as suas manifestações nos remete à verdade de que potencialmente sua intensidade para se alegrar com a justiça, a verdade e o amor eram tão intensas quanto.

Outra evidencia da alegria de Deus revelada em Jesus está em seu contato com as crianças, pois qualquer um que seja capaz de ver o valor e se aproximar singelamente das crianças terá uma alma alegre.

Podemos ainda pensar naqueles momentos em que Jesus dizia aos pecadores ‘vinde a mim”, Ele certamente o fazia de modo sério e urgente,mas sem dúvida, cheio da alegria de Deus estampada na sua face ao fazer esse convite de graça aos pecadores cansados. Ele melhor do que ninguém sabe que um sorriso em nossa direção renova nossas esperanças.

Sendo o Deus da Bíblia, o Deus também alegre isso precisa refletir mais em nossa expressão de fé.

Vamos viver mais a experiência de refletir este atributo de Deus, a presença de Deus em nós deve gerar verdadeira alegria a despeito de todas as lutas dessa vida. “Alegrai-vos no Senhor”, é o encorajamento que vem da palavra de Deus (Fp 4.4; 1 Tess 5.16 e outros). Afinal o nosso Deus é um Deus alegre.

Assim sendo, que sejam banidos de nosso coração todos os resmungos e de nossa alma o amargo crônico do descontentamento, e que a alegria de Deus seja manifesta em nós como testemunho da presença graciosa e alegre do Espírito de Deus em nossa existência, se ao Senhor já nos rendemos de fato.

Pr. Ednilson Correia de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário