sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PAZ E ALEGRIA ...



Há um louvor antigo, cuja letra diz: “Vindo sombras escuras no caminho teu; Oh! não te desanimes, canta um hino a Deus. Cada nuvem escura um arco-íris traz, quando em teu coração reinar perfeita paz. Se teu coração estiver em paz, bem contente e alegre os dias passarás, se teu coração estiver em paz, verás que um arco-íris cada nuvem traz”.
É possível estar em paz passando por problemas? É possível sentir alegria quando enfrentamos dias difíceis? É possível continuarmos confiantes, quando as circunstâncias nos são desfavoráveis? Sim, é possível, quando aprendemos a depender apenas de Deus.
O apóstolo Paulo na Carta aos Filipenses escreveu: “...pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que o necessário. Aprendi esse segredo e, portanto, sempre e em todo lugar e em qualquer situação, eu me sinto contente, esteja alimentado, ou com fome, tenha muito, ou pouco. Posso enfrentar qualquer coisa com a força que Cristo me dá”. (Filipenses 4:11-13).
Talvez você esteja pensando: “Mas eu ainda não cheguei a esse patamar espiritual. Isso foi possível para o apóstolo Paulo, porém não é para mim”. A declaração de Paulo, sob a orientação do Espírito Santo, vem da comprovação de que Deus é a nossa única fonte de felicidade verdadeira. E ainda mais – Deus nos torna tão felizes quanto Ele é. De modo que, mesmo quando temos pouco daquilo que o mundo oferece, temos bênçãos espirituais que o Senhor nos dá.
Todos procuram a felicidade. Busca-se a felicidade a qualquer preço, mesmo em detrimento do bem-estar do próximo. “O importante é ser feliz”, sustentam os gurus modernos. Mas a felicidade que o mundo nos oferece, quase sempre, está baseada nas circunstâncias favoráveis da vida e em coisas externas ao homem. A felicidade que Deus nos dá vem de dentro do nosso coração, e não depende de qualquer circunstância externa a nós. É por isso que o rei Davi exclamou: “Somente em Deus a minha alma espera silenciosa, porque Dele vem a minha esperança”. (Sl.62:5)
Certas atitudes dos servos de Deus parecem loucura aos olhos humanos. Era incompreensível para os demais presos, Paulo e Silas cantando louvores a Deus, mesmo estando presos, acorrentados e machucados, embora não merecessem ser tratados dessa forma. Assim como os primeiros cristãos tinham um louvor nos lábios, quando eram atirados nas arenas, ou serviam como tochas humanas para iluminar os jardins de Nero. A felicidade que Deus nos dá está presente, mesmo quando enfrentamos as maiores dificuldades. “De todos os lados somos oprimidos pelas dificuldades, porém não somos esmagados nem despedaçados. Ficamos perplexos, porque não sabemos a razão de certas coisas nos acontecerem; porém, não desanimamos nem desistimos. Somos perseguidos, mas Deus nunca nos abandona. Somos derrubados, mas nos erguemos e prosseguimos”. (II Coríntios 4:8-11)
Existe um outro louvor, esse do Renascer Praise que diz: “Mesmo na tribulação, confusão, dias difíceis de choro e solidão, sempre haverá para os que confiam em Deus uma porta aberta…”  Temos a promessa de que Jesus é poderoso para nos socorrer. Ele não somente é poderoso, como também conhece todas as nossas dificuldades e sofrimentos, pois passou por todas as provações, sofreu, quando tentado, e conhece todas as nossas necessidades. (Hebreus 4:15-16) Sendo assim, quando aprendemos o segredo de que Paulo nos fala, nos momentos em que passamos por problemas não murmuramos, resmungamos ou blasfemamos contra Deus; pelo contrário, vamos buscar mais a Deus através da oração, louvar e glorificar o Seu nome, confiando nas promessas de socorro bem presente. “Deus é a nossa proteção e a nossa força. Ele é quem nos ajuda no dia da angústia. Portanto, não ficaremos perturbados, mesmo que o mundo seja destruído, mesmo que as montanhas desabem dentro do mar. (...) Há um rio que corre mansamente pela cidade de Deus, um rio que enche de alegria quem vive lá, o santo lugar de Deus. Por isso, mesmo com confusão por toda parte, ela permanece tranquila, guardada e protegida por Ele”. (Salmo 46)


(Sueli Barão Rocha de Souza, evangélica, professora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário