segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DIGA NÃO AO DESÂNIMO...



Tenho visto nesses dias muitas pessoas contaminadas pelo desânimo, um sentimento gerado por vários fatores: decepções, frustrações ou um cansaço excessivo pela própria vida. Uma pessoa desanimada é como um zero a esquerda.
A Bíblia nos conta a história de Neemias, um homem que sentiu uma santa indignação quando soube que sua cidade Jerusalém estava destruída, então pediu ao rei no qual ele o servia como copeiro para ir e restaurar os muros. Em seu coração ele propôs 52 dias para cumprir este propósito. Na metade da construção os inimigos começaram a liberar palavras de desânimo e alguns foram contaminados por esse “vírus”.
“Então disse Judá: Desfalecem as forças dos carregadores, e há muito escombro; não poderemos edificar o muro.” Ne 4:10
No verso 10 do cap. 4 do livro de Neemias a Bíblia nos mostra que o povo chegou a perder as forças e a pensar que não poderia terminar os muros de Jerusalém mesmo sabendo que Deus estava com eles e que já os tinha abençoado até ali.
Isso já aconteceu com você? Já teve que parar no meio do caminho? Parou por achar que a vitória não fosse para você? O vírus do desânimo já te parasitou? O vírus do desânimo apresenta sintomas terríveis. Vejamos os quatro principais sintomas que podemos identificar em uma pessoa desanimada.
O desânimo te faz perder a visão
Este é um dos sintomas terríveis, pois um crente sem visão é a mesma coisa de um piloto de avião que após a decolagem, anuncia: “senhores passageiros, sinto informar que não sei para onde estamos indo, aguarde uma decisão!”. Se você estivesse dentro dessa aeronave no mínimo pensaria em pular para fora deste avião, não é mesmo? Assim é alguém sem visão, não sabe onde irá chegar. Posso afirmar que você não está sozinho nisso. Lembra de Jonas fugindo de Deus? Ele pensou que se escondendo dentro do barco estaria a salvo da catástrofe de perder a visão, porém o barco quase afundou com toda a tripulação. Sempre tem alguém em sua tripulação nessa viagem da vida, a visão é o projeto para alcançar o objetivo proposto.
O desânimo nos tira a coragem
Alguém sem coragem não irá muito longe. No livro de Josué, Deus revela várias instruções, dentre elas sempre ser corajoso. A coragem nos faz encarar uma derrota como uma experiência e não como o fim.
O desânimo nos rouba os sonhos
No primeiro capítulo de seu livro, quando Neemias fica sabendo que Jerusalém estava destruída, prontamente busca o Rei e decide fazer algo muito difícil, que parecia impossível. Os sonhos sempre nos fazem ir além. Nunca permita que seus sonhos sejam roubados.
O desânimo nos tira a segurança
A tática maligna nesse texto era o inimigo entrar no meio do exército de Deus e destruir tudo. Não aceite os sofismas do inimigo. Sofisma é definido como um argumento válido, porém existe uma má fé por trás tentando tirar o seu foco. Nunca deixe que roubem sua fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus.”

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário