segunda-feira, 12 de março de 2012

O Que Mantém o Universo Coeso



por Lambert Dolphin (traduzido por Allan Ribeiro)
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Nosso universo está se expandido ou é estático? Se está se expandindo, haverá massa suficiente para fazê-lo desabar sobre si mesmo sob a influência da gravidade? Se o universo é estático e não está se expandindo neste momento, será que é estável?

O que o sustenta – se algo o faz?

Estas são perguntas que estão ganhando mais atenção nos dias de hoje à medida que informações nas áreas da astronomia e da astrofísica aumentam, e antigas teorias são questionadas. Há muito que pode ser dito sobre estes questionamentos a partir da revelação bíblica.

Referências do Novo Testamento

Muitas passagens do Novo Testamento fazem referências à criação do universo. Por exemplo, o evangelho de João fala de um estado de existência anterior ao que é descrito no versículo 1 de Gênesis:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1.1-3.

Esta passagem ensina que Jesus era eternamente existente com o Pai antes da criação de “todas as coisas”. Houve um tempo em que nosso universo material e espiritual não existia. Ele teve um início definido. Mas antes disso, Deus era. Na verdade deus é – porque o próprio tempo foi criado por Deus.

O capítulo 1 da epístola de Paulo aos Colossenses nos dá uma descrição extra do papel de Jesus na criação, consistente com aquele do evangelho de João:

[Jesus] é imagem do Deus invisível, o primogênito [prototokos] de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades [estas palavras no grego se referem à hierarquia das potências angelicais]; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1.15-17.

O Espírito Santo, ao nos dar passagens inspiradas das Escrituras, explica que todas as coisas (tanto as visíveis quanto as invisíveis) no universo inteiro foram criadas através do mesmo Jesus, a Palavra eterna. Nós podemos pensar que o universo e seu projeto intricado como sendo concebido na mente do Pai, então trazido à existência pela palavra do Filho (o qual torna o invisível, visível). O Espírito Santo é O que energiza e fornece vida à criação, não somente ao tempo da criação, mas também momento a momento depois disso.

Também somos informados que todas as coisas foram criadas por Jesus. Ele é o “herdeiro de todas as coisas”. Isso significa que somos convidados no universo de outra pessoa! Isto implica em uma futura prestação de contas para todos nós – a história está indo em uma direção – ao final da estrada está Jesus, a quem todo poder e toda autoridade já foi dada (veja João 5.22-29).

A. W. Tozer, pastor da Moody Bible Church em Chicago uns 50 anos atrás escreveu o seguinte a respeito disso:

O ensino do Novo Testamento é que agora, neste mesmo instante, há um Homem no céu apresentando-se diante de Deus por nós. Ele é tão certamente um homem quanto o foi Adão ou Moisés ou Paulo; ele é um homem glorificado, mas sua glória não o desumanizou. Hoje ele é um homem real, da raça humana, carregando nossas características e dimensões, um homem audível e visível, a quem qualquer outro homem reconhece instantaneamente como um de nós.

Mas, mais do que isso, ele é o herdeiro de todas as coisas, Senhor dos senhores, cabeça da Igreja, primogênito de toda a nova criação. Ele é o caminho para Deus, a vida do crente, a esperança de Israel, e o sumo-sacerdote de todo verdadeiro adorador. Ele retém as chaves da morte e do inferno, e permanece como advogado e certeza para todo aquele que crê nele em verdade. A salvação vem não pelo aceitar a obra acabada, ou por se decidir por Cristo; ela vem pela crença no Senhor Jesus Cristo, o Senhor vivo, completo, vitorioso que, como Deus e homem lutou a nossa luta e venceu, aceitou nossa dívida como sua e pagou por ela, levou os nossos pecados e morreu sob eles, e levantou-se de novo para nos libertar. Este é o verdadeiro Cristo; nada menos serve.

Todas as Coisas “Subsistem”

Uma das palavras-chave na passagem de Colossenses acima (“...e nele subsistem todas as coisas”) é a palavra grega sunistemi, a qual significa “permanecer junto”, “ ser compactado junto”, “estar apegado”, “ser constituído com”.

Esta passagem pode ser aplicada à estrutura do átomo, por exemplo. O núcleo de todo átomo é sustentado pelo que os cientistas chamam de forças “fraca” e “forte”

(Os físicos de hoje estão familiarizados com quatro forças básicas no mundo natural: gravidade e eletricidade, mais uma força nuclear “forte” e outra “fraca”. As duas primeiras diminuem em força inversamente ao quadrado da distância entre dois objetos; as duas últimas agem somente em distancias muito curtas).

O núcleo do átomo contém partículas positivamente carregadas e neutras – para usar um modelo simplista. A repulsão eletrostática entre os prótons “positivos” afastaria o núcleo se não fosse pela “força forte”, que segura o núcleo unido.

Há assim uma força ativa imposta ao universo, a qual ativamente mantém os próprios átomos do mundo material unidos momento a momento, dia a dia, século a século.

Da mesma maneira, elétrons acelerados circulando ao redor do núcleo deveriam dissipar rapidamente sua energia e desabar sobre o núcleo a não ser que exista uma fonte de energia invisível para impedir isto.

A terceira passagem do Novo Testamento relacionada à criação que fala sobre a estrutura atômica e física encontra-se na segunda epístola do apóstolo Pedro:

Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo [rhoizedon, um ribombar impetuoso], e os elementos [stoicheion, átomos], ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 2 Pedro 3.10

A palavra grega traduzida como “elementos” mencionada na passagem de Colossenses acima (e em 2 Pedro também é stoicheon, que pode significar “os blocos de construção do universo”, ou “o arranjo ordenado das coisas”. Também pode significar “os elementos atômicos”. A palavra traduzida por “dissolverão”, em 2 Pedro 3.10 é literalmente (no grego) luo, significando “solto”. Esta linguagem sugere que haverá um tempo no futuro em que Deus liberará as forças nucleares que mantém os átomos coesos. Esta passagem, como a outra em Colossenses, sugere enfaticamente que a força ativa de Deus está por trás da misteriosa força forte que mantém cada núcleo atômico coeso. Se isto for assim, todas as outras forças fundamentais da natureza são forças que da mesma forma originaram-se com Cristo e Sua direção mantenedora da velha criação.

Sustentando o Universo
Se Deus “sustenta o universo Sua força palavra de poder”, momento a momento, se Ele fosse meramente relaxar seu cuidado sobre o universo, cada átomo se dissolveria “em fogo” (isto é, fogo nuclear). É inevitável admitirmos que a Bíblia declara que Deus dinamicamente sustem o universo, inclusive os próprios átomos. Estes, aliás, parecem ser “estáveis” somente por causa da força e da energia fornecidas a seus campos de ligação física dos núcleos “de fora” do sistema.
O que quer que possamos pensar sobre Deus e a Física, a Bíblia não nos deixa espaço para dúvidas de que Deus cuida do pardal que cai ao chão, da viúva, do órfão e dos sem-teto. Ele não perde a pista dos Seus filhos e vela por eles com infinita paciência, cuidado paternal íntimo. Não somente ele sustenta o universo com Sua forte palavra de poder, Deus também altera o status quo de tempos em tempos e, em resposta à oração, frequentemente muda o curso de nações inteiras. Em um dia no futuro sua intervenção intrusiva será com certeza radical.

Outra alegação importante das Escrituras sobre a antiga criação é que Deus é o verdadeiro Mantenedor do universo. Isto é, Ele não está excluído, longe, separado e impessoalmente distante a ponto de deixar as coisas por si mesmas, de forma alguma.

Entre os cientistas seculares hoje há muitos que reconhecem que Deus existe. Mas ele é geralmente considerado somente como a Primeira Causa – Aquele que trouxe o universo à existência e o pôs em movimento. Porém, a maioria desses cientistas acha que Deus não se envolveu mais após o ato inicial de criação.

Isto é contrário a afirmações claras na Bíblia de que Deus está muito envolvido em cada evento que acontece na história de todo o universo. A causalidade conecta todas as coisas, porque Deus “que faz (grego: energiza) todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade”(Efésios 1.11)
Os versículos iniciais da carta aos Hebreus nos dão outro retrato neotestamentário do papel de Deus na criação:

[Mas] nos últimos destes dias Ele nos tem falado a nós, no [na pessoa de um] Filho, a Quem Ele apontou como Herdeiro e legítimo Dono de todas as coisas, também pelo qual e por Quem Ele criou todos os mundos e os limites do espaço e das eras do tempo – [isto é] [Ele fez, produziu, construiu, operou, e a pôs em ordem]. Ele é a única expressão da glória de Deus – [o ser de Luz, o irradiador do resplendor divino], - e Ele é o cunho perfeito e a própria imagem da natureza [de Deus], sustentando e mantendo e guiando e impulsionando o universo por Sua forte palavra de poder...” Hebreus1.2-3 (Amplified Bible – tradução livre)

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, que é, e que há de vir, o Todo-poderoso. Eu, João, vosso irmão e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta... Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo “Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades”. Apocalipse 1.8-10, 17-18

Aqui Jesus é chamado de “o Alfa e o Ômega”, “o primeiro e o último”. Não somente Jesus, o Filhos de Deus deve ser encontrado no início da história, ele também está no fim da história e ao fim de cada vida. Ele é o Juiz de todos, e Ele é o herdeiro de todas as coisas.

A Ciência e a Bíblia
A verdade da ciência deve, em última instância, concordar com a revelação bíblica - se a Bíblia é a verdade. Se a Bíblia “diz o que mostra e prova o que diz” (para citar Chuck Missler), então é Jesus quem sustenta o universo em suas mãos.

Nossa existência de momento a momento depende de Seu gracioso manter de cada elétron, cada átomo, cada molécula e cada ente espiritual também. Estamos seguros quando pomos nossa confiança Nele e colocamos nossas vidas por completo em Suas mãos! Será que não podemos então nos maravilhar na presença de nosso grande Deus e Criador, junto com o salmista que escreveu:

Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca. Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz!” Salmos 95.1-7

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