domingo, 20 de janeiro de 2013

A oração que abalou o mundo!...




“Ó Soberano, tu fizeste os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governadores se unem contra o Senhor e contra o seu Ungido. De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com o povo de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”. (Atos 4.24-30, NVI).

Esta foi a primeira oração coletiva da nascente igreja cristã registrada por Lucas em seu inteiro teor.

Entendamos o conteúdo dessa oração:

1-Foi uma oração coletiva – o texto diz: “levantaram juntos a voz”;
2-Invocaram a Deus como Soberano, Criador dos céus e da terra, do mar e de tudo que neles há, e exaltaram os seus atributos;
3-Invocaram a própria palavra de Deus, lembrando o Salmo 2 de Davi;
4-Apresentaram a situação em que se encontravam;
5-Deixaram o problema nas mãos de Deus;
6-Pediram ousadia para pregar a palavra e sinais e prodígios para confirmá-la.

O texto termina dizendo que, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos, como que confirmando que a oração foi ouvida e que podiam esperar a realização do seu pedido. E foi o que aconteceu.

Aqueles rudes homens do povo, simples pescadores da Galiléia, “homens comuns e sem instrução” como afirmaram as autoridades (At 4.13), começaram a pregar com a ousadia que haviam pedido ao Senhor.
E que pregação!…

Anos mais tarde, quando Paulo e Silas pregavam em Tessalônica, alguns homens procuraram as autoridades e lhes disseram, gritando:

“Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17.6).

De fato, mudaram não somente o mundo conhecido de então, mas a partir daí o Cristianismo foi se espalhando e alterando esquemas, alterando a história, costumes, calendários e muito mais.

Pode-se dizer que a chamada “civilização ocidental” não seria o que é se não fosse o Evangelho que foi pregado por aqueles primeiros desbravadores que pediram “ousadia” numa oração simples, unida e coletiva que fez tremer o lugar onde estavam e mudou o curso do mundo!

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário