terça-feira, 28 de maio de 2013

Não temas...




"E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação".(Gênesis 46.3)

Havendo sido vendido por seus irmãos,José foi parar no Egito.
Lá,viveu como escravo durante alguns anos, foi preso, liberto e se tornou o segundo em poder.
José reencontrou seus irmãos, os perdoou e mandou que trouxessem seu pai Jacó e sua família ao Egito para que não passassem mais necessidade.(Gênesis 37.45)
Jacó era um homem temente a Deus, se olhar em (Gênesis 45.28) você verá que ele já havia decidido ir ao encontro de seu filho José, ainda assim Deus o chamou em sonho (Gênesis 46.2) e falou para que ele não temesse e fosse ao Egito encontrar José(vs.3).
Ora, se Jacó já tinha decidido por fazer isso, porque Deus falou para que ele não temesse?

Acredito que por 3 motivos:

1) Algo se passava no coração de Jacó, algo que somente Aquele que nos criou conseguiu discernir.
Somos avessos às mudanças, e sair da sua terra para ir ao Egito era uma grande mudança para Jacó, e, por mais que quisesse ver seu filho, ficou preocupado em ter que começar tudo de novo.
O mesmo, muitas vezes acontece conosco, ficamos com medo de agir pois não sabemos o que pode acontecer, ou não sabemos o que podemos encontrar, ou simplesmente porque não queremos mudar.
Muitas vezes as situações complicadas pelas quais passamos são uma forma para que Deus dê um novo rumo em nossa vida, e nos mostre que é hora de mudar.

Sabe por que isso acontece?

2) Porque Deus quer confirmar Sua promessa em nossas vidas. Olha o que Ele fala para Jacó: "porque eu te farei ali uma grande nação".(Gênesis 46.3b)
Deus estava dando um novo rumo para a vida de Jacó e nesse momento,Deus afirmou que ali faria dele uma grande nação. Confirmando a promessa anterior.
Quantas vezes deixamos de alcançar algo porque desistimos no meio do caminho?
Quando algo está difícil temos a tendência de achar que não adianta mais ir em frente pois nunca conseguiremos chegar ao nosso destino.

Mas quero te dizer:
Você não está só nessa nova empreitada!

3) "E descerei contigo ao Egito"(Gênesis 46.4a).
Assim como Deus estava com Jacó Ele está contigo hoje, em meio à sua luta e temores.
Seja no meio da chuva ou no calor do deserto, o Senhor vai estar contigo para que se realize a boa obra d’Ele em sua vida.
Confie no Senhor, ele nunca te deixa só.

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário