sexta-feira, 19 de abril de 2013

Quer mudanças?...





"NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?"
Hipócrita,tira primeiro a trave do teu olho,e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7.1-5)

O que seria de nós sem os nossos inimigos, sem alguém em quem pudéssemos depositar todos os males?
Será que muitos de nós conseguiríamos viver sem um outro personagem em quem miramos, apontamos o dedo e dizemos: ‘você é o culpado’?

Geralmente quando refletimos sobre os problemas pessoais ou do mundo, saímos à caça dos causadores dos problemas, e é óbvio que não nos incluímos nesse grupo.
Isso é bem nítido nas guerras, onde povos ou soldados são conduzidos a combater o inimigo comum, geralmente outro povo ou soldados também orientados nessa direção.
Também nos conflitos religiosos os inimigos são importantes, pois, como justificar determinadas atitudes com perfil claramente interesseiro se não houver um inimigo ‘maligno’ do outro lado, deixando Deus do nosso lado?

Além disso, o inimigo também é importante nas questões pessoais. É muito mais fácil colocar sobre o outro a culpa de tudo, do que olhar para si mesmo como parte dos problemas e ter de tomar uma posição, que trará a própria condenação.
Pois,isso mexe com um tal de "orgulho próprio."

Mas assim se refere o texto bíblico: "...Tira primeiro a trave do teu olho", pois,como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?"

No Evangelho, Jesus se dirige àqueles que usavam o rigor da lei religiosa para punir a mínima coisa naqueles que não se conduziam conforme o esperado, mas não observavam o poço de incoerência em que suas próprias vidas estavam mergulhadas. Sugere até mesmo que a trave no olho fazia com que eles vissem incorretamente o cisco no olho do outro.

Como conclusão poderíamos dizer que o texto acima sugere que devamos fazer avaliações constantes, avaliações sobre nós mesmos,sobre nossas crenças, idéias e valores.
É olhar para si mesmo sem medo do que será visto.
E,caso seja necessário:deixar de lado esse tal de "orgulho próprio",descer do pedestal que cada um levanta para si mesmo e se abrir para aquilo que Deus tem a realizar.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, perfeita vontade de Deus.(Romanos 12.2)

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário