quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Problema do Poblema




Há alguns anos atrás, quando eu auxiliava professores numa escola primária, aconteceu um fato bem interessante, entre os alunos da segunda série.
Enquanto eu corrigia alguns exercícios , o professor da classe passava um ditado de palavras para a turma. Entre as palavras propostas por ele, surgiu a tal "poblema". Ao ouvir isso as crianças questionaram se a palavra "poblema" não seria "problema"; mas o 'mestre' quase teve um colapso nervoso gritando bem alto diversas vezes:"Eu falei poblema! Não entenderam? É po-ble-ma"!Novamente alguém questionou e ele, irritado,ameaçou até expulsar da sala aqueles que não escrevessem o que foi ditado.

Após o ditado terminado, fui eu então interrogar o amado professor, querendo saber de onde ele tinha tirado tal palavra. A resposta dele foi a seguinte:" Quando uma pessoa tem um poblema de saúde, é 'poblema' né? E quando é um problema de matemática a resolver é 'problema'". Imediatamente minha resposta foi: " É professor! De fato você tem um 'poblema' de cabeça!"

Ele me olhou e perguntou:" Não existe essa palavra?" Lhe confirmei que não e na hora da correção ele ainda discutiu com algumas crianças, dizendo que eles deveriam escrever 'problema' e não 'poblema' falando, meio que na brincadeira; e depois foi humilde o suficiente para assumir que estava errado e os alunos estavam certos desde o início.

Isso tudo me ficou como parte de uma lição que nos leva a refletir:
Quantas vezes vemos líderes inventando doutrinas, dogmas, profetadas e tantas outras coisas mais, sem auxílio bíblico?

Quantas vezes há pessoas que são até penalizadas por haver questionado tais ensinos?
Outras aprendem com tais líderes e saem por aí praticando diversas teorias sem fundamentos e acabam até por machucar-se e quando percebem, estão distantes do alvo que é JESUS! Se conseguem enxergar a tempo, tudo bem! Mas se não conseguem, o que será delas?

O meu sonho é que todos seguissem a palavra de Deus, sem inventar em cima dela nem fora dela. Simplesmente obedecendo ao Senhor em tudo; assim, com toda certeza, a vida seria melhor nessa terra.
Você, leitor, acha isso absurdo?
Saiba que não estou sonhando sozinho. Leia o Salmo 81. 13-16:

"Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!
Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.
Os que aborrecem ao Senhor se lhe submeteriam, e isso duraria para sempre.
Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha."


Você, líder, que vive de patacoada e só ensina patavinas, deveria parar e pensar um pouco. O que acha? É correto? O que é melhor? Estar sobre um pedestal, ensinando o erro, guiando o povo para a perdição e de quebra ir junto, ou, descer desse pedestal, admitir que estava errado até ali, pedir perdão e iniciar a jornada pelo caminho certo, ensinando a palavra de Deus rumo à salvação eterna?
Cabe a você decidir!
Ao professor, no caso citado, bastou uma leve repreensão e uma consulta no dicionário.
E a você? O que precisa?

No Amor de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!


Pb.Altino G.Elerth

Nenhum comentário:

Postar um comentário