quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fuga impossível



O ágil não escapará [...] e o guerreiro não salvará a sua vida (Am 2.14)

A Palavra de Deus deixa bem claro que há uma fuga impossível. Ninguém consegue fugir da presença de Deus, simplesmente porque Ele é onipresente.

Amós é incisivo quanto a isso: nem o ágil nem o forte nem o guerreiro nem o arqueiro nem o cavaleiro nem o que corre: “até mesmo os guerreiros mais corajosos fugirão nus naquele dia” (Am 2.16). Em linguagem moderna, o profeta diria: nem a mais alta patente do exército mais poderoso do mundo nem o dono do maior império financeiro do planeta nem o político mais esperto e sagaz de todos os tempos. Todos estarão nus diante do Senhor: sem roupa, sem insígnias, sem coroa, sem poder, sem defesa, sem advogado, sem uma segunda chance.

O texto mais bem escrito sobre a fuga impossível está no livro dos Salmos. A linguagem é muito franca e conclusiva: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?” (Sl 139.7). De todas as fugas aventuradas, nenhuma funciona, porque Deus está em todos os lugares imaginados de fuga (Sl 139.8-12).

Prefiro me entregar a Deus agora a fugir inutilmente dele a vida inteira.

Retirado de Refeições Diárias com os Profetas Menores (Editora Ultimato, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário