sábado, 26 de março de 2011

Salmo 24...


1 DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Este Salmo complementa a idéia do Salmo 15 ao demonstrar quem pode estar no santo lugar de Deus. Porém, o Salmo 24 demonstra que as mesmas qualidades anunciadas pertencem aos filhos de Deus.
O salmista é enfático ao declarar: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude...!" (v. 1). O motivo é evidente: tudo pertence ao Senhor porque tudo foi criado por Ele, e por Ele tudo subsiste! (v. 2).
Quem é o Senhor de toda a terra? Quem a fundou sobre os mares e a firmou sobre rios? A resposta ecoa por toda a bíblia, mas destacamos o que disse o apóstolo João: "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1: 3).
Cristo é o Senhor de toda a terra! Foi Ele quem fundou a terra sobre mares e a firmou sobre os rios.
3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
As perguntas do verso 3 são as mesmas que abrem o Salmo 15: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?" (v. 3).
As características de quem subirá ao monte que pertence ao Senhor, e que se assentará no lugar que lhe é próprio, vem no verso seguinte: "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" (v. 4).
Quem é o homem limpo de mãos e puro de coração? Dentre os nascidos de mulher, somente Cristo foi puro de mãos e de coração! Todos os outros homens nasceram de Adão, e portanto, nenhum deles nasceram puro de coração, pois em iniqüidade foram formados e em pecado foram concebidos Sl 51: 5.
Não há dentre os nascidos de mulher (homens), ou seja, nascidos da semente de Adão, que sejam justos e puros de coração, pois todos se desviaram e tornaram-se culpáveis e imundos diante de Deus Rm 3: 9- 18.
'Este', ou seja, 'aquele que é puro de mãos' (Cristo - o servo do Senhor), é quem haveria de receber a bênção e a justiça das mãos do Senhor! O personagem do verso 5 é efetivamente aquele que subirá, ou antes, subiu ao monte do Senhor e se assentou no lugar santo (vs. 3 e 4).
Quando o salmista deixa especificado que Cristo receberá de Deus a 'bênção' e a 'justiça', isto demonstra que tais bênçãos são concedidas somente por direito (herdade). A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai Sl 16: 11.
Deste ponto em diante o salmista passa a descrever os co-herdeiros com Cristo "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" (Romanos 8: 17).
Até o verso 5 o salmista profetizou acerca de Cristo, e no verso 6 ele profetizou acerca dos filhos de Deus gerados em Cristo.
"Tal é a geração daqueles que o buscam..." (v. 6). Da mesma forma que Jesus declarou ser limpo de mãos e puro de coração, os que crêem em Cristo conforme a Escritura também são limpos de mãos e puros de coração.
Da mesma forma que Cristo é, são os cristãos aqui neste mundo: "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo" (I João 4: 17). O apóstolo João ao escrever este versículo tinha em mente o que Davi profetizou acerca da nova geração e da nova condição que teriam aqueles que cressem em Cristo, o Deus de toda a terra (v. 1).
A geração dos que buscam a Deus através de Cristo são qual Cristo é! Estes são nascidos da água e do Espírito, e portanto, são filhos de Deus Jo 3: 5. Deus é luz, e os que são nascidos de Deus são luz! Ef 5: 8. Da mesma forma que Cristo andou entre os homens com um coração humilde e manso, os que aprenderam dele também são mansos e humildes no intimo (coração) "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11: 29).
Todos quantos buscam a face do Deus de Jacó, que Cristo manifestou aos homens Jo 1: 18, são geração do Senhor, filhos do Altíssimo I Jo 3: 1- 2; Gl 3: 26. Nasceram da semente incorruptível, que é a palavra de Deus, e são novas criaturas por estarem em Cristo Jesus II Co 5: 17.
Como compreender os versos 7 a 10 deste Salmo?
7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
Levantai, ó Portas
Observe os versos seguintes:
"Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" (Provérbios 31: 23).
"Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." (Jó 29: 7).
Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres etc.) que exercem domínio e juízo entre os homens.
Quando os homens, à época de Jó, viam-no aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam  e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência Jo 29: 7- 10.
Ao registrar a profecia que sua mãe havia ensinado, o rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra Pv 31: 23.
Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Provérbios 31: 23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29: 7.
Observa-se que o lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, etc reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As portas eram vetadas as pessoas comum do povo. Somente os que exerciam influencia na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas".
Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.
"Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte!
'Levantar' é um sinal de respeito. É uma forma de reconhecimento de que àquele que adentrou nalgum recinto é digno de reverência. É uma ato semelhante ao recomendado por Davi: "beijai o Filho".
Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo Sl 2: 12, 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger com vara de ferro as nações Sl 2: 9.
É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois ele entrou e se assentou entre as nações para exercem o domínio.
O ato de levantar diz da reverência àquele que entrou no lugar próprio, ou que por direito exercerá o domínio. Os homens que exercem o domínio devem levantar, deixando as suas posições, ou seja, levantar 'as cabeças'. Porta, portais, ou entradas diz do local em que há o exercício do poder nos reinos, principados e potestades.
Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais Ef 3: 10, e por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" (v. 7).
As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre.
Agora, após definir os elementos que compõe os versos 7 a 10 do Salmo 24, falta analisar a sua composição geral.
Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra (...) pois ele a fundou..." (vs. 1 e 2). A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.
O primeiro ciclo de perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor (v. 3), e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" (v. 8).
O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra (v. 1), Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (v. 4), o Rei da Glória (v. 8)!
"As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" da regência (domínio) celestial.  Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" (v. 8).
O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10) "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6: 3).

Aleluia!

Deus te abençõe!

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