sexta-feira, 25 de março de 2011

SER AMIGO DE DEUS...


 Gn 22.16-17 “e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,”

No monte Moriá Abraão foi aprovado, pois demonstrou que sua relação com Deus estava acima de qualquer interesse. Isto lhe deu o benefício de se tornar amigo de Deus. Há muitas pessoas que fazem de tudo para se tornarem amigos de pessoas importantes, com a finalidade de conseguir algum status ou benesse, mas esta é uma amizade interesseira e temporária. A maior dádiva para o homem é ser conhecido como AMIGO DE DEUS, pois isto demonstra que foi aprovado por Deus quanto aos seus sentimentos, motivações e entregas.

NOS TORMAMOS AMIGOS DE DEUS QUANDO SOMOS APROVADOS ATRAVÉS:

1º) DA NOSSA OBEDIÊNCIA
Hb 11.8-10 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.”

Jo 15.14-15Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” 

A obediência nos qualifica a receber coisas maiores de Deus. Com ela, saímos da condição de servos, para assumirmos como amigos, posições superiores nos planos de Deus.

2º) DA NOSSA FÉ
Hb 11.17-19 “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.” 

A desconfiança é a arma que o diabo usa para destruir amizades. Fé significa confiança. É o que sustenta uma verdadeira amizade, e traz o galardão de Deus. Hb 11.6

3º) DA NOSSA FIDELIDADE
No mundo as amizades são selecionadas por meio de afinidades carnais ou motivos interesseiros. A seleção de Deus é através de termos nosso coração aprovado.

Tg 4.4 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

4º) DA NOSSA BUSCA E DO NOSSO INTERESSE EM SE RELACIONAR COM DEUS
Sl 25.14 “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.”

O temor e a fé de Abraão demonstravam sua intimidade com Deus, e fizeram com que ele conhecesse o poder e as bênçãos da aliança.
QUANDO NOS TORNAMOS AMIGOS DE DEUS:

1- SOMOS PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA DE CRISTO
2 Pe 1.3-4 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”

A amizade nos leva a conhecer na intimidade, e a compartilhar dos mesmos sentimentos e segredos.


2 – NOS ASSENTAMOS NOS LUGARES ALTOS COM CRISTO
Ef 2.6-8 “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” 

Teremos sempre lugar à mesa do Senhor.


3- TEMOS A BENÇÃO DA ELEIÇÃO: 
Is 41.8-10 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo,  tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Fomos escolhidos, chamados, e eleitos por Deus, que nos deu o Dom da Graça,  e nos fez receber as mesmas bênçãos de Abraão. Por isso seremos: Sustentados, Fortalecidos e Ajudados por Deus.


4 – DESFRUTAMOS DO MELHOR DA TERRA
Is 1.19  “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

O conselho de um verdadeiro amigo traz prosperidade. 

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário