quarta-feira, 23 de março de 2011

SUBINDO O MORIÁ PELA PROMESSA...


 Gn 22:2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” 
Jz 11:30-31e 34-36  “E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão. Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto. Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás. E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.”

Jefté era um homem valente, um guerreiro que tinha um voto diante de Deus de entregar ao Senhor a primeira pessoa que saísse da sua casa em agradecimento pelas vitórias que Deus lhe havia dado nas batalhas e na hora dele cumprir este voto com Deus a primeira pessoa que sai da sua casa é a sua filha (sua única filha) e Jefté então manifesta o mesmo sentimento que estava em Abraão de ser fiel ao Senhor, ainda que seja o único filho(a), ainda que seja uma loucura aos olhos humanos (como Abraão) Jefté fala para a sua filha, eu não vou voltar atrás e então ele se posiciona para entregar a sua filha como sacrifício ao Senhor, há alguns anos atrás  o Apóstolo Estevam nos ministrou que Deus está procurando homens como Jefté que são fiéis e submissos a vontade de Deus independente da situação e do desafio sabendo que terão que subir o monte no sacrifício mas que três dias depois irão descer com  a benção e o milagre em suas mãos.
Muitas vezes não conseguimos subir o este monte porque as nossas deformações nos impedem de irmos além das nossas forças, pagarmos o preço e nos habilitarmos para recebermos a provisão que Deus tem para as nossas vidas.

QUAIS AS DEFORMAÇÕES QUE NOS IMPEDEM de subir rumo a provisão:

·        PEQUENEZ – medo de enfrentar novos desafios

·        REBELDIA – Falta de submissão total a vontade de Deus

·        CONFORMISMO – Não sair do lugar comum

·        PREGUIÇA – Falta de visão de futuro

·        COMODISMO – Não fazer sacrifícios para receber a provisão


EU SUBO E ALCANÇO A PROVISÃO QUANDO:

1) EU QUEBRO AS SENTENÇAS E MALDIÇÕES DO MEU PASSADO
 Juízes 11:1-2 ERA então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté. Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.

Jefté foi um homem que cresceu debaixo de sentenças, maldições e isto poderia muito bem se tornar uma desculpa para ele ser pequeno, frágil e fugir dos desafios que foram propostos para ele. Porém ele não assimilou estas palavras e sobre ele estava a unção de um guerreiro, por isso ele vai para aquela batalha, volta com a vitória e cumpre o seu voto diante do Senhor. Muitas vezes na hora de alcançarmos novos patamares e subirmos rumo aquilo que Deus tem para as nossas vidas, malignidades que foram liberadas através de palavras, sentenças e consagrações estranhas vem se manifestar para nos impedir de tomar posse da benção de Deus, por isso hoje toda maldição hereditária, familiar, sentenças que lançaram contra você (talvez até a sua própria família) estão quebradas em nome de Jesus, Ele nos resgatou da maldição e Nele estamos prontos para subir o nosso Moriá e vivermos o grande que Deus tem para as nossas vidas.

2) APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES (AINDA QUE SEJAM GRANDES DESAFIOS)
 Jz 11:4-6 “E aconteceu que, depois de algum tempo, os filhos de Amom pelejaram contra Israel. E sucedeu que, como os filhos de Amom pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade buscar a Jefté na terra de Tobe. E disseram a Jefté: Vem, e sê o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom.”

Deus pediu para Abraão o seu único filho, Jefté foi convocado a liderar uma batalha e depois também o desafio de entregar a sua única filha. O caminho que Deus tem para subir o monte da provisão não é convencional é espiritual e por falta de discernimento muitas pessoas perdem oportunidades de superar a sua carne, seus limites pessoais e ter uma grande experiência com Deus, a religiosidade inventou que coisas difíceis não são de Deus, porém, o próprio Jesus disse que no mundo teríamos momentos de aflição, mas que continuássemos, tivéssemos bom animo porque o Senhor nos garante a vitória.

3) NÃO ATENTANDO PARA AS VOZES CONTRÁRIAS
Jz 11:34-35 “Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.”

Imagine a cena Jefté volta feliz pela vitória, pronto para cumprir seu propósito com Deus e quando ele olha quem sai ao seu encontro? Sua filha cantando, tocando instrumento e dançando. Jefté teria mil argumentos para não cumprir o seu voto, porém, mais uma vez (como aconteceu com Abraão) ele não ouve a sua carne, não dá ouvido para as pessoas e já responde a sua filha que não iria voltar atrás. Vivemos um tempo que todo mundo quer dar opiniões para você; sai da igreja, você está sendo enganado, acaba logo com este relacionamento e o pior as pessoas dão ouvidos para estas malignidades e deixam de ouvir a voz de Deus.

Hoje o Senhor está te chamando a subir este monte, não dê ouvido para os enviados de satanás, se abra ouça a voz do Senhor te dizendo que ele tem uma benção, um milagre, um livramento para você e nada vai te impedir de receber a provisão de Deus em nome de Jesus.

E QUANDO ALCANÇAMOS ESTA PROVISÃO:

·        DESFRUTAMOS DOS LIVRAMENTOS DO SENHOR PARA NOSSAS VIDAS

·        DAMOS FRUTOS QUE SERÃO RECONHECIDOS POR TODOS

·        SEREMOS HONRADOS NO LUGAR ONDE PASSAMOS VERGONHA (DUPLA HONRA)

·        SOMOS MARCADOS PARA VIVER MUITO MAIS, ALÉM DO QUE PEDIMOS, PENSAMOS OU IMAGINAMOS


Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário