quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Igrejas desigrejadas...





Sempre me ocorre de falar sobre o fenômeno dos desigrejados, que são pessoas que continuam professando a sua fé em Cristo, mas romperam definitivamente com o sistema religiosos das igrejas evangélicas. Os motivos são variados, mas uma palavra da o tom no discurso dos desigrejados: DECEPÇÃO. Então eu vou começar pelo avesso, vou falar das IGREJAS DESIGREJADAS que geram a classe de crentes desigrejados.

Por que as igrejas decepcionam tanto?

Está é a pergunta mais emblemática em torno da fé evangélica no Brasil. Este blogueiro convive neste meio há quase 20 anos, portanto tem know-how para expor sua opinião sobre quaisquer que sejam os assuntos em torno da fé evangélica. Aqui não está um mero aventureiro. Além do mais ouso dizer que tenho um conhecimento bíblico e teológico ACIMA da média da MAIORIA dos pastores que estão à frente de ministérios, em especial os que se auto-proclamam apóstolos(após-tôlos). Dito isso, vamos aos fatos.

Não tenho dúvidas de que se formos pesquisar o índice de satisfação dos membros das igrejas brasileiras, vamos obter notas muito negativas. Isso porque o discurso que agrada a todos é a rima dos púlpitos ultimamente.

As decepções surgem por varios motivos, vamos tentar enumerar alguns:

- Hierarquia totalitária: Nenhum líder evangélico gosta de ser contestado, nem por seus pares, muito menos por seus subalternos. Se acham infalíveis e inerrantes. Gostam que suas ordem sejam acatadas como imperativas.

Isso é uma burrice, hoje em dia as pessoas, em seu ambiente de trabalho, convivem harmoniosamente com seus pares e seus chefes, todos tem voz e direito a opinião. Esse discurso de "fazer o que o chefe(ungido) mandou" desagrada por ser autoritário, tirânico e déspota(as três palavras significam praticamente a mesma coisa).

Pastores e líderes devem diminuir as barreiras e se relacionar com seus membros sem o pedestal da altivez.

- Dinastias e apego ao poder: Está se tornando cada vez mais comum as igrejas serem tomadas pos clãs familiares ou serem lideradas por um grupo fechado de pessoas seletas, quem tá de fora, não entra.

A ética é jogada no lixo, pois se você desagradar a algum dos tais, você vai ser posto de lado, receber retaliações em seu ministério, e, por fim, vai arregar e cair fora.

As grandes igrejas estão marcadas pela perpetuidade de seus lideres e familias no poder, basta ter como referência as duas maioras divisões da Assembléia de Deus, com a dinastia dos clãs Ferreira e Bezerra. Essa gente não larga o osso, nem a pau. Brigam até na justiça para manter o poder.

- Incentivo à competitividade: No que diz respeito a relacionamento e comunhão cristã, as igrejas estão criando barreiras em torno de seus membros, transformando uns aos outros em adversário ao leiloar cargos e posições. Ao premiar que produz mais "frutos". Competição entre músicos, entre cantores, entre pregadores e entre pastores. Você faz o seu melhor, vai ter sempre alguém querendo te superar.

Quem deseja servir a Deus em humildade não consegue sobreviver nestes ambientes.

- Materialismo contra a caridade: O egoísmo é a marca registrada dos crentes modernos, cada um pensa em si, e busca TUDO para se auto satisfazer. Isso mata o cristianismo, cujo chamado é compartilhar.

Palavras como caridade, doação e desapego podem até surgir em algum discurso, mas na prática vemos o contrário. As pessoas fazem de tudo para mostrar e se mostrar. Mostrar o que tem e o que é. O que acaba humilhando os mais simples.

A maioria dos testemunhos são em torno de conquistas e privilégios obtidos diante de Deus. Que Deus é esse que dá privilégios a uns para humilhar os outros.

Mas nenhum destes fatores mencionados acima são razões suficientes para as decepções que vemos por ai. Qualquer cristão supera as fraquezas alheias quando está forte espiritualmente e satisfeito com a Graça. O maior causador de decepções é ver o evangelho morrendo, minguando nas palavras e nas vidas daqueles que se dizem evangélicos.

O que realmente decepciona é não ver o Cristo na vida dos cristãos. O discurso ser bonito e o testemunho uma mentira alucinante. Procuremos o Evangelho da Bíblia nas igrejas evangélicas, não nos púlpitos, mas na lida do dia a dia, na comunhão e no partir do pão... ai sim, vem as decepções.

É lamentável, é triste, mas é um fato constatado, aquele que prega tão bonito no altar, fora dele é um mentiroso, ladrão, falso acusador, adútero, incrédulo e usurpador. Aqueles que cantam e emocionam, tem um coração de pedra. Aqueles que ensinam, são mal exemplo na comunhão e no servir.

Uma conclusão é certa: As igrejas decepcionam por que estão deixando de ser Igreja. Estão se tornando em Igrejas desigrejadas.

Adenilton Turquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário