sábado, 26 de setembro de 2009

Modelos de casamento...


Portanto,deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher,tornando-se os dois uma só carne. Gen.2.24

ARANHA

Prevalece a força da mulher. De algum modo ela engole o marido e prevalece. Ela não fica feliz porque carrega o marido, tem de sobrepujá-lo. Quem decide e enfrenta é ela. O marido se torna dependente, passivo. A mulher fica sobrecarregada.

As aranhas fêmeas desenvolvem um relacionamento de dominação sobre machos. Depois do acasalamento, se não fugir da teia a fêmea literalmente o engole.


AMÉLIA

Em alusão à musica de Mário Lago, "Amélia é que é mulher de verdade". O homem exerce uma atuação autoritária e impõe um modelo estritamente masculino. A mulher sofre, o afeto dela não circula, a família não amadurece. As mulheres costumam desenvolver doenças psicossomáticas em casamento deste tipo.


AVESTRUZ

A ave costuma esconder a cabeça em buracos no chão, daí a correlação com este modelo em que cada um vive na sua. O avestruz enterra o ovo na terra para ser chocado, o filhote nasce e se vira sozinho. Neste tipo de casamento, tanto o homem quanto a mulher estão ocupados com seus projetos. Cada um tem seu dinheiro, seus amigos. Filhos? Que se virem; outros parentes criam e educam. Base para novos modelos de família (de homossexuais, por exemplo).


ARARA

Este tipo de ave, macho e fêmea participam da criação dos filhotes. São fiéis e estão sempre juntos. Há compromisso, vinculo, fidelidade e ficam para sempre com seus parceiros. É o que mais se aproxima do modelo bíblico descrito por Deus.


Estes modelos foram dados em ministrações na Comunidade S8 do Rio de Janeiro, pelo pastor e psiquiatra Fábio Damasceno.

No Amor de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário