domingo, 15 de novembro de 2009

Maria vai com as outras (e se deu mal...) ...




É impresionante o poder de sugestão gerado pelas massas. O que uma pessoa vê muitos fazerem parece ser algo que ele também tem de realizar, ou ficara "de fora".

Anos atrás, eu passava pelo viaduto do Chá - no centro de São Paulo, e cismei que havia algo para ser visto nos céus, talvez as próprias nuvens que, levadas pelo vento, adquirem formas sugestivas, e parei, junto ao alambrado de proteção que se debruça sobre o Vale do Anhangabaú. Fiquei ali uns instantes nessa contemplação.

Qual não foi o meu espanto, ao baixar os olhos , ao notar que uma pequena multidão se formara ao meu redor, todos olhando para o alto. Quem sabe não estava descendo um disco voador!

Seguir a multidão, isto é, aliar-se aos outros, pode ser algo inofensivo, como o exemplo citado, e mesmo não existe uma reprimenda para aquele que quer andar na moda. Mas se estivermos fazendo algo que vimos outros praticarem por erro?

Mais ainda, nos dias de hoje é muito comum que se espalhe a idéia de que tudo vai dar errado, que a economia está para quebrar, e isso gera corrida aos bancos e, por isso, a economia de fato quebra.

Só porque as pessoas guardam rancores, pensam em se vingar e procuram tirar vantagem em tudo, não devemos aceitar tais procedimentos como válidos, lembrando que isso seria negar as palavras de Jesus sobre amar a Deus e ao próximo.

A insegurança, o erro, a falta de responsabilidade que afirmam em nossa mente: "Se os outros fazem eu também vou fazer" não ajudam em nada, e podem levar a descaminhos, derrota e tristeza.

Felizmente, Deus nos recomenda que não sigamos exemplos negativos, mas que tenhamos Nele o referencial, pois suas palavras, pensamentos e atos são, sempre, positivos e benéficos.

Tenha essa segurança de Deus e descarte os "modelos" prejudiciais, deixando de lado as sugestões de desforra e ódio que, afinal, irão atingir a você próprio.



Texto de autoria de Pr. Elcio Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário