sexta-feira, 8 de abril de 2011

O HOLOCAUSTO QUE GARANTE A SUCESSÃO...

I Cr. 21: 18-28 - 18 “Então, o Anjo do SENHOR disse a Gade que mandasse Davi subir para levantar um altar ao SENHOR, na eira de Ornã, o jebuseu. 19 Subiu, pois, Davi, segundo a palavra de Gade, que falara em nome do SENHOR. 20 Virando-se Ornã, viu o Anjo; e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele. Ora, Ornã estava debulhando trigo. 21 Quando Davi vinha chegando a Ornã, este olhou, e o viu e, saindo da eira, se inclinou diante de Davi, com o rosto em terra. 22 Disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira a fim de edificar nele um altar ao SENHOR, para que cesse a praga de sobre o povo; dá-mo pelo seu devido valor. 23 Então, disse Ornã a Davi: Tome-a o rei, meu senhor, para si e faça dela o que bem lhe parecer; eis que dou os bois para o holocausto, e os trilhos, para a lenha, e o trigo, para oferta de manjares; dou tudo. 24 Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei holocausto que não me custe nada. 25 Davi deu a Ornã por aquele lugar a soma de seiscentos siclos de ouro. 26 Edificou ali um altar ao SENHOR, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto. 27 O SENHOR deu ordem ao Anjo, e ele meteu a sua espada na bainha.”




Durante todos estes dias observamos a obediência, a disposição e a fé de Abraão em consagrar seu filho Isaque como oferta ao Senhor. E por isso ele viveu o poder da ressurreição e garantiu o futuro da sua sucessão. Gn 22: 16,17.

Por outro lado vemos o mal sendo decretado contra o povo de Israel por causa do pecado de Davi, que incitado por satanás, levantou o censo de Israel, porque queria contar com aquilo que não lhe pertencia e sim ao Senhor, comprometendo assim o futuro de Israel e também da sua sucessão.

Com Abraão que consagrou seu filho Isaque, o anjo foi enviado para trazer vida.

Com Davi que tocou naquilo que pertencia a Deus o anjo foi enviado para trazer a morte.

Por isso era necessário oferecer um holocausto, levantar um altar e Deus pede a Davi que fizesse isto justamente onde estava o anjo do Senhor com a espada apontada para Jerusalém.



TENHO ESTE HOLOCAUSTO:



1 – QUANDO RECONHEÇO QUE TUDO EM MINHA VIDA VEM DE DEUS

I Cr 29: 11,12 “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. “



Davi estava conquistando todo o material para a construção da Casa de Deus, e que seria feita no mesmo lugar onde ele havia sacrificado ao Senhor para cessar a praga de Israel.

Deus nos dá a unção de conquista. Tudo o que somos o que realizamos vem Dele para nós. Muitas pessoas pensam que podem conseguir sucesso em suas vidas sem a interferência de Deus, é um grande erro, pois é Ele que abre portas, é Ele que nos capacita, é Ele que provê todas as coisas para nós. Sem Ele nada somos.





2 – QUANDO RECONHEÇO A MINHA DEPENDÊNCIA TOTAL NO SENHOR

I Cr 21:11–13 “Veio, pois, Gade a Davi e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe o que queres: 12 ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o Anjo do SENHOR causem destruição em todos os territórios de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de dar ao que me enviou. 13 Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu.”



O erro de Davi foi querer realizar o censo, pois achava que a sua vitória estaria baseada no número do seu exército; ele depositou naquele momento a sua dependência em seu poderio humano e bélico e não considerou o que Deus estava dizendo através do profeta.

O resultado foi terrível, pois a morte veio sobre Israel por causa do pecado de Davi. Em tempo Davi reconhece o seu erro, se arrepende e Deus o perdoa.

Davi aprendeu a depender totalmente de Deus e não naquilo que seus olhos enxergavam.



3 – QUANDO ME DISPONHO A ENTREGAR ALÉM DO QUE DEUS PEDE

I Cr 21:24–25 “Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei holocausto que não me custe nada. Davi deu a Ornã por aquele lugar a soma de seiscentos siclos de ouro.”



Como rei, Davi tinha o direito de tomar aquela terra para si, mas ele decide não fazer isto, ele vai além, e consente pagar o preço justo por elas porque em seu coração havia um desejo de dar mais para o Senhor, para garantir e preservar as futuras gerações.

Através desta oferta, a praga foi tirada de sobre o povo e os desígnios de satanás foram quebrados.

A disposição de entregar ao Senhor nossas ofertas, de consagrar a Deus os nossos bens e riquezas, demonstra o verdadeiro sentimento que esta em nós; ir além do que Deus pede.

E Deus com certeza enxerga isto, Ele vê e conhece a intenção do nosso coração e se alegra por isto. Não tenha limites em tuas entregas, a fidelidade de Deus vai se manifestar em toda a sua vida.





ESTE HOLOCAUSTO NOS GARANTE:



• QUE NÃO FALTARÁ SUCESSOR – I Rs 2:4

Promessa do Senhor a Davi



• A CONTINUIDADE E O SUCESSO DA OBRA – 2 Cr 7:11

Salomão filho de Davi constrói a Casa de Deus.



• A CONFIRMAÇÃO DA ALIANÇA – 2 Cr 7: 17–18

Aliança do Senhor com Salomão



Deus te abençõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário